06/02/2019

​José Zancanaro compartilha suas expectativas como presidente do Legislativo

Na sessão ordinária desta terça-feira, 5 de fevereiro, o vereador José Zancanaro (PSD) presidiu sua primeira sessão ordinária a frente da mesa-diretora. Em pronunciamento, o vereador destacou a experiência de mais de 50 anos como professor e sua trajetória política. Segundo ele, o exercício na função “deverá acontecer à luz da Constituição do município e do Regimento Interno da Câmara”.

“Garantir, por todos os meios, que cada vereador desempenhe com segurança o mandato a que lhe foi confiado pela população, com irrestrita liberdade de expressão”, assegurou. O presidente indicou que a diretriz básica de sua gestão “será tornar a Câmara um poder ágil e bastante ativo, presente na governabilidade em parceria com o Executivo. Sem subserviência, mas à luz do debate democrático de temas e de políticas públicas prioritárias. ”

Zancanaro disse que pretende buscar mecanismos que gerem maior envolvimento da população nas ações do Poder Legislativo. Ele declarou que deve avaliar a possibilidade jurídica da casa em atuar como uma “escola de cidadania”, realizando ações para “instrução e formação da consciência crítica na população”. No que diz respeito aos servidores e vereadores, o orador afirmou que irá possibilitar a participação dos mesmos em cursos e congressos para fins de aperfeiçoamento.

Também está entre suas expectativas a realização de melhorias no espaço físico das dependências do Poder Legislativo. “Os vereadores desenvolvem suas atividades com dificuldade, por falta de um ambiente adequado”, pontuou. Eleito para ocupar a presidência da Câmara no Biênio 2019-2020, Zancanaro finalizou: “não são promessas, nem compromissos, mas desejos que pretendemos construir juntos”.