AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 18/12 - 17H

imprensa

29/11/2018

Orientação

Vereador pede clareza de direitos e deveres em casos de agressão no ambiente escolar

Destaque

Na sessão ordinária desta terça-feira, 27 de novembro, o vereador Ivan Martins (PSD) fez uso da tribuna para apresentar um requerimento (72/2018) de sua autoria. O parlamentar solicita que o Executivo efetue medidas de orientação quanto a direitos e deveres, em situações de conduta agressiva no ambiente escolar.

O pedido foi motivado após o caso de agressão a servidoras do Centro de Educação Infantil Emília Floriani de Oliveira (CAIC), no início deste mês. “Vimos o desespero da professora e da coordenadora, na época. Muitas vezes, [os servidores] não sabem como se comportar e proceder em uma situação dessas”, disse Martins.

O parlamentar solicita que a Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Educação, elabore um material informativo referente aos direitos e deveres de alunos, pais e educadores. O vereador ainda frisou que os educadores, na condição de servidores públicos, devem ser respeitados no exercício de suas funções, sob aplicação de penas, nos termos do Código Penal Brasileiro.

O requerimento também propõe que sejam ofertados cursos e palestras de formação a respeito da temática. Além de alunos e professores, a participação dos pais deve ser convocada, por meio das Associações de Pais e Professores (APPs).

Contribuição

Em aparte, o vereador Paulinho Sestrem (PRP) sugeriu que a Câmara Municipal auxilie no desenvolvimento de um plano de ação, o qual chamou de “Estatuto de Conduta das Escolas”. O parlamentar destacou que “para a engrenagem da Educação funcionar” devem ser envolvidos o Ministério Público, o Poder Judiciário, o Conselho Tutelar e demais instituições ligadas à segurança pública do município. Sestrem sugeriu que os vereadores, por meio das comissões internas da Câmara, mobilizem essas instituições para definir, em conjunto, medidas em casos de agressão nos educandários.

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também