08/11/2018

​José Zancanaro relembra o propósito inicial da criação do Enem e explica sua evolução

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 6, o vereador José Zancanaro (PSB) esclareceu alguns pontos relativos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Ele deu continuidade à discussão levantada pelo vereador Marcos Deichmann (Patriota) que, em momento anterior na sessão, rechaçou a abordagem do conteúdo temático no exame. Segundo Deichmann, parte da prova tratava de temas não relacionados à grade curricular do Ensino Médio, como racismo e questões de gênero.

Zancanaro relembrou que, inicialmente, o Enem era aplicado somente para avaliação de desempenho dos estudantes, ao concluírem o Ensino Médio. Com pouca adesão de alunos e na tentativa de torná-lo uma avaliação mais assertiva, o governo estabeleceu uma política pública educacional que aproveitasse os resultados do exame na seleção de ingressos nas universidades, explica o professor.

“A pontuação conta para a entrada no Ensino Superior, tanto de alunos oriundos de escolas públicas, quanto de particulares. Para os de escolas públicas, ainda há a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo do ProUni [Programa Universidade para Todos], ” destacou.

O vereador ainda citou outra forma de utilização do Enem: “Há muita gente que não terminou o Ensino Médio, mas que tem um bom conhecimento ou estudou por conta própria. Eles podem fazer o Enem e, se aprovados, o ministério [MEC] os certificam como formados. ”

“O que nos preocupa são os temas que não constam na grade curricular, que não vem de encontro com aquilo que é ensinado nas unidades escolares. Da forma como se está fazendo, há uma inversão de valores. Se vai medir a qualidade de ensino com questionamentos de conteúdos que o aluno não aprendeu, fica difícil”, ponderou Zancanaro. “O MEC tem que estipular a Base Nacional Comum Curricular [BNCC] e cobrá-la, ” solicitou.