AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 20/11 - 17H

AUDIÊNCIA PÚBLICA - PLC 10/2018 e PLC 11/2018, QUE ALTERAM O CÓDIGO DE POSTURAS E O CÓDIGO DE PARCELAMENTO DO SOLO: 26/11 - 16H

imprensa

05/09/2018

​Conscientização

​Vereadores aprovam instituição da Semana do bem-estar animal em Brusque

Destaque

Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade civil por meio de políticas públicas que promovam boas práticas no trato com os animais e o seu bem-estar, Brusque deverá instituir uma semana municipal dedicada ao assunto. A iniciativa, prevista no Projeto de Lei Ordinária 29/2018, foi aprovada na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 4, em primeira discussão e votação, por 13 votos favoráveis e nenhum voto contrário. 

De acordo com a proposta, a Semana do bem-estar animal ocorrerá anualmente no período coincidente à data de 4 de outubro, quando se festeja o Dia de São Francisco de Assis, conhecido como o santo protetor dos animais.

A realização de atividades afins ao evento, que passa a constar do calendário oficial do município, será aberta a instituições públicas e privadas, associações e entidades com propósitos afins à temática central e a qualquer cidadão ou grupo interessado em promover ações voltadas à proteção e à qualidade de vida da fauna local.

Por sua vez, o Executivo fica autorizado a firmar parcerias que viabilizem a realização da Semana do bem-estar animal, buscando envidar esforços no sentido de articular, mobilizar e sensibilizar a sociedade civil em torno da temática.

A Comissão de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), que emite parecer sobre a matéria previamente à apreciação do plenário, manifestou-se favoravelmente à aprovação do PL 29/2018, apresentado pelo vereador Jean Pirola (PP).

Na tribuna, o autor do projeto defendeu a aprovação da proposta pelos legisladores: “Muitas vezes, deixamos passar despercebida essa situação tão importante para o município. Dificilmente alguém não tem um animal de estimação, seja um cachorro, um gato ou até uma ave. Sabemos da luta diária, não só a Acapra [Associação Brusquense de Proteção aos Animais], mas também de outras entidades, em defesa do bem-estar animal”, afirmou o vereador, ressaltando a importância dos mutirões de castração, tanto para a saúde dos bichos como para a Saúde Pública.

Os vereadores Alessandro Simas (PSD), Leonardo Schmitz (DEM) e Sebastião Lima (PSDB) manifestaram-se em seguida, ambos de forma a apoiar a iniciativa e discorrendo sobre assuntos correlatos ao foco do projeto, como a educação e a conscientização social, o voluntariado ligado à causa animal e o comércio de filhotes.

2º Mutirão de Castração Social da Acapra

A Acapra está com inscrições abertas para o 2º Mutirão de Castração Social da entidade. Os interessados devem se inscrever no Pet Mimo, localizado na rua Pedro Werner, 237, bairro Jardim Maluche, em frente à loja Calçados Gevaerd, nas sextas-feiras 14 e 21 de setembro, das 14h às 17h, ou nos sábados 8, 15 e 22 de setembro, das 8h às 12h. É preciso apresentar fotocópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência do dono do animal, comprovante de renda dos integrantes da família e foto do animal.

O procedimento de castração é gratuito, mas a garantia da vaga está vinculada ao pagamento de R$ 150,00 - valor que será integralmente devolvido no dia da cirurgia. O mutirão ocorre nos dias 29 e 30 de setembro. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também