AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 23/10 - 17H

imprensa

12/07/2018

Pronunciamento

​Paulinho Sestrem destaca programa que incentiva a cultura da cooperação

Destaque

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10, o vereador Paulinho Sestrem (PRP) discorreu a respeito de evento do qual participou, promovido em Brusque por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Unimed e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), intitulado Programa Cooperjovem, realizado dia 1º de julho.

“A escola escolhida, ainda em 2017, para o ingresso do projeto Cooperjovem, foi a Padre Luiz Gonzaga Steiner. Ele tem o objetivo geral de envolver toda a comunidade escolar e disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas”, explicou. “O diferencial é que, através do programa, é possível construir um modelo diferenciado de relações entre alunos, professores, comunidade e cooperativa, promovendo uma mudança estrutural nas sociedades envolvidas”, prosseguiu.

Sestrem contou que, durante o primeiro ano de programa, os professores participaram de 48 horas de formação para entendimento do conceito de cooperar, pedagogia da cooperação e, através de uma pesquisa, identificaram a situação problema na escola em relação ao ensino e à aprendizagem. “A partir do problema detectado, foi elaborado um projeto de educação e cooperação. Nele, foram definidos objetivos específicos e ações que serão desenvolvidas ao longo do ano dentro e fora da escola”, completou.

Beira Rio

Na oportunidade, ele sugeriu à administração municipal que providencie o plantio de árvores a cada 200 metros ao longo da Beira Rio, a fim de proporcionar espaços com sombras a quem caminha ou exercita-se na avenida. Neste sentido, apresentou indicação ao poder Executivo na qual aborda a proposta. “O plantio de árvores como pau-ferro, sombreiro, flamboyant, dentre outras, a critério do órgão competente, não interferirá na vazão das águas em períodos de enchentes e certamente assegurará maior conforto térmico e habitabilidade aos brusquenses”, registra a proposição.

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também