AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 18/12 - 17H

imprensa

04/07/2018

Pronunciamento

Dr. Lima contrapõe ações lesivas ao meio ambiente a exemplo brusquense de produção de pneus

Destaque

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 3, o vereador Sebastião Lima, o Dr. Lima (PSDB), refletiu acerca de condutas ilícitas que lesam o meio ambiente e, por extensão, toda a sociedade, contrapondo situações deste tipo com um exemplo de origem brusquense.

Para exemplificar, ele relembrou o caso envolvendo a montadora alemã Volkswagen, investigada por manipular mais de 11 milhões de carros para adulterar testes de emissões de poluentes. A marca assumiu a fraude e levou à renúncia, em 2015, de seu presidente, Martin Winterkorn.

“A gente [os brasileiros] tem sofrido um tipo de pressão que nos faz parecer piores do que todos. Na verdade, o que é feito no Brasil de irregular e desonesto também é feito no mundo todo, inclusive na Alemanha”, disse. “E não foi só a Volkswagen. A Mercedes-Benz e a BMW faziam o mesmo tipo de fraude”.

Na sequência, o parlamentar enalteceu as iniciativas adotadas pela empresa Cesari Pneus, localizada no bairro Águas Claras, em Brusque. De acordo com o orador, a firma promove a reutilização de pneus usados a partir de um processo chamado remoldagem, e procura respeitar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), que dispõe sobre a logística reversa, ou seja, um conjunto de ações, procedimentos e meios de coletar os resíduos sólidos e retorná-los às fontes geradoras, a fim de reaproveitar o produto, reciclar e dar a destinação ambiental correta aos materiais.

“Essa comparação é para destacar que a iniciativa privada assume a responsabilidade sobre determinadas coisas, e por isso precisa haver incentivo e estímulo do poder público, além da divulgação, por todos os meios possíveis, para que estimulemos mais pessoas a prestarem atenção em problemas que ferem o meio ambiente. Os pneus são um deles, mas há outros, que atingem ar, água e solo”, argumentou Dr. Lima. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também