AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 23/10 - 17H

imprensa

06/06/2018

Pronunciamento

​Leo Schmitz propõe à AGIR que copie modelo de coleta de entulhos adotado em Florianópolis

Destaque

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5, o vereador Leonardo Schmitz, o Leo (DEM), propôs à Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) que estude “a possibilidade de estabelecer regulamentação para que as prestadoras do serviço público de coleta de resíduos sólidos disponibilizem à sociedade pontos de coleta públicos para o descarte adequado de resíduos provenientes de sobras de construção, restos de poda de árvores, móveis, bens inservíveis em geral, entre outros não coletados habitualmente pelo sistema de coleta de lixo próprio ou reciclado”. A sugestão consta em requerimento de sua autoria aprovado na mesma reunião pelo plenário.

A iniciativa, disse Leo, foi adotada com sucesso em Florianópolis pela Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), evitando o descarte irregular de entulhos em locais públicos e particulares. Em determinadas localidades de Brusque, relatou o vereador, casos assim são recorrentes e requerem a fiscalização do poder público e a vigilância da sociedade como um todo.

“A Comcap faz um trabalho brilhante, excepcional, na capital do Estado, anunciando à população onde ficam os pontos de coleta. Gostaríamos que Brusque adotasse algo nesse sentido, porque copiar algo bom é sempre bem-vindo e trará um benefício grande ao município. Hoje, restos de vidros, madeiras e outros entulhos acabam indo para o aterro sanitário”, argumentou o orador. “O requerimento vem neste sentido, para que a Agir e a Prefeitura, envolvendo também a Recicle, encontrem uma maneira de ajudar o meio ambiente. Sem contar que as podas de árvores e os restos de comida podem virar adubo para o nosso horto florestal. Sugiro que tenhamos um ponto de coleta devidamente regulamentado”.

Em apartes, manifestaram-se os vereadores Claudemir Duarte (PT), Jean Pirola (PP) e Alessandro Simas (PSD), todos de forma a enaltecer o pronunciamento do colega e corroborar com a sua proposta.

Confira abaixo a íntegra do requerimento de Leo Schmitz

“Nº 45/2018 do Vereador Leonardo Schmitz, requer o envio de mensagem à Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí, solicitando que inclua em sua pauta de debates a possibilidade de estabelecer regulamentação, para que as prestadoras do serviço público de coleta de resíduos sólidos disponibilizem à sociedade pontos de coleta públicos, para o descarte adequado de resíduos proveniente de sobras de construção, restos de poda de árvores, móveis, bens inservíveis em geral, entre outros não coletados habitualmente pelo sistema de coleta de lixo próprio ou reciclado. A iniciativa, adotada de forma brilhante por empresas como a Autarquia de Melhoramentos da Capital - COMCAP, de Florianópolis, possibilita com que entulhos não sejam descartados de forma irregular nos logradouros públicos e particulares. Requer-se ainda o envio de expediente a Prefeitura Municipal de Brusque solicitando o apoio na medida, bem como à Recicle para que adote eventuais providências que independam de regulamentação.”

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também