04/04/2018

Saúde

​Administrador do Hospital de Azambuja participou como convidado de sessão da Câmara

Na última sessão ordinária, dia 3, a Câmara Municipal de Brusque recebeu como convidado o administrador do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, popular Hospital de Azambuja, Evandro Roza. O convite endereçado ao gestor atendeu a uma proposição de autoria do vereador Marcos Deichmann (Patriota).

Aos vereadores, Roza apresentou uma série de informações relacionadas à instituição, como o organograma da estrutura funcional, o número total de funcionários (454) e as diversas áreas em que atuam - administração, financeiro, atendimento, higienização e rouparia, centro de diagnóstico por imagem, equipe médica, entre outras. Também expôs gráficos relacionados à evolução mensal - de dezembro/2017 a março/2018 - de internações, consultas em pronto-socorro e ambulatoriais, e exames realizados, além de pormenorizar dados sobre atendimentos particulares, via convênios e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo este último o mais expressivo, com quase 5.800 pessoas atendidas no último mês de março, contra 3.628 usuários de convênios e 458 atendimentos particulares.

Outros gráficos relacionavam, no mesmo período, a quantidade de exames realizados de radiografia, tomografia, ultrassonografia, mamografia, cirurgias, nascimentos, a ocupação da UTI - que em 2017 teve média de 80% e em março estava em 69%, e a ocupação hospitalar por setor (pediatria, neurologia, UTI, maternidade, alas cirúrgica e médica).

Roza citou como pontos fortes do hospital o contrato com a Secretaria Municipal de Saúde, a parceria firmada junto à Unimed de Brusque, o ambulatório de pediatria, que passou a atender por 12 horas ininterruptas, o salário dos colaboradores, a proposta de interrupção do tráfego em frente ao hospital, já encaminhada ao poder público, os recursos na ordem de R$ 650 mil, oriundos de emendas parlamentares em 2018, e a utilização do seguro DPVAT por pacientes que se acidentaram no trânsito. Ele também falou sobre os investimentos realizados pela casa hospitalar em 2017 e 2018, e os planos de readequação do espaço. Ao finalizar a explanação, o administrador respondeu a questionamentos formulados pelos vereadores.