02/09/2009

Vereadores aprovam empréstimo para Prefeito comprar usina de asfalto

Os Vereadores de Brusque aprovaram em Sessão realizada terça-feira, 1º de setembro, Projeto de Lei, autorizando a Prefeitura Municipal a contratar um empréstimo de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) para a compra de uma Usina de Asfalto.

O empréstimo será contratado junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo sul – BRDE. O Projeto de Lei 70/2009 que autoriza o Prefeito Paulo Eccel a realizar esta operação prevê em seu artigo 3º, que o dinheiro será usado para a aquisição de uma Usina de Asfalto contra fluxo com capacidade de 50 toneladas horas; taque de aquecimento de asfalto armazenado com capacidade para 30 mil litros, caldeira, tanque de óleo combustível com capacidade para 20 mil litros, pá carregadeira, vibro acabadora de asfalto, rolo compactador, um conjunto de britagem composto de britador primário, alimentador vibratório, correia transportadora, peneira vibratória e rebritador para finos e um caminhão toco.

Vários Vereadores foram a Tribuna da Câmara para justificar os seus respectivos votos à matéria e comentar a importância do Projeto para a comunidade brusquense. O Vereador Edson Muller, Presidente da Comissão de Serviços Públicos da Câmara, disse que o Projeto contemplava toda a população brusquense e permite que o governo coloque em prática o seu plano de trabalho de recuperação e reconstrução das vias públicas.

Valmir Ludvig, Líder do Governo, destacou a sensibilidade do Legislativo na análise do Projeto. Valmir destacou que ninguém tem alguma restrição com relação ás empresas que trabalham nesta área, até porque o atual governo tem um compromisso sim é com o Município e com os Munícipes. Ludvig acrescentou também, que com a Usina de asfalto o serviço a ser realizado terá uma economia de até 30 por cento.

Dejair Machado observou que o Projeto recebeu parecer em conjunto das Comissões Técnicas recomendando sua aprovação porque é uma matéria de grande alcance social e por isso a oposição jamais iria votar contra ou colocar algum entrave. Dejair, porém lembrou ao Líder do Governo Vereador Valmir Ludvig, que em 2003 foi aprovada a Lei 2742/2003, que autorizou o Poder Executivo a aderir ao Programa do Fundo de Desenvolvimento Municipal, permitindo que a Prefeitura na época tomasse empréstimo para atendimento das necessidades de investimentos em obras, serviços e máquinas e projetos de desenvolvimento institucional, também no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) que foi aprovado, mas com o voto contrário do Vereador Valmir.  Ludvig em aparte disse que votou contra o projeto de 2003, porque sabia que a administração passada não iria pagar.

Alessandro André Moreira Simas se posicionou favorável ao Projeto destacando alguns motivos, entre os quais, lembrando que o Projeto vai de encontro aos interesses das discussões em torno do Orçamento Participativo, onde a pavimentação das vias públicas de Brusque, ao lado de reivindicações na área da saúde, foram as principais solicitações da população brusquense.

O Vereador Roberto Pedro Prudêncio Neto, disse que os Vereadores estavam avalizando a contratação deste empréstimo ao votarem favoravelmente ao Projeto. Porém, discordou do Líder do Governo, quando este afirmou que o empréstimo será pago ainda por esta Administração. Roberto Pedro disse que são 54 meses para o pagamento com seis meses de carência o que ultrapassa o mandato do atual Governo. No entanto disse também que era importante o posicionamento da Câmara, em dar este voto de confiança ao Prefeito em sua intenção de adquirir esta Usina de Asfalto, mas que lá na frente as cobranças serão mais enérgicas no cumprimento das promessas.

Jonas Oscar Paegle, Segundo Secretário da Mesa Diretora, também fez a sua análise sobre a importância do Projeto. Dr. Jonas falou que o momento era propício para a aprovação da matéria e que a comunidade está ansiosa da recuperação da malha viária do Município, principalmente aqueles moradores em cujas ruas, ainda não há nenhum tipo de pavimentação.

Ouça toda a discussão sobre o Projeto na gravação abaixo.

Áudio Relacionado

• Arquivo temporariamente indisponível