SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA: 01/12 - 18H30

05/01/2009

Vereadores tomam posse e elegem nova Mesa Diretora da Câmara

O Anfiteatro da Unifebe foi palco na tarde do dia 1º de janeiro de 2009, para a solenidade de posse do prefeito Paulo Roberto Eccel (PT), do vice Evandro de Farias (PP) e dos vereadores Ademir Braz de Sousa (PMDB), Alessandro André Moreira Simas (PR), Celso Carlos Emydio da Silva (DEM), Edson Rubem Müller (PP), Eduardo Hoffmann (PDT), Jonas Oscar Paegle (DEM), Jones Bósio (DEM), Roberto Pedro Prudêncio Neto (PDT), Valmir Coelho Ludvig (PT) e Vilmar Bunn (PDT).

A sessão presidida pelo vereador Jonas Oscar Paegle e prestigiada por familiares, amigos, políticos, autoridades e comunidade em geral marcou a posse e instalação da 6ª Legislatura, ocasião em que os novos parlamentares prestaram juramento e assinaram o ato de posse. Roberto Pedro Prudêncio Neto e Valmir Coelho Ludvig usaram a tribuna e se pronunciaram em nome dos demais vereadores.

Prudêncio destacou a importância do Poder Legislativo como representante da sociedade e de seus anseios. "É necessário um Poder Legislativo forte e independente. Essa legislatura que inicia hoje tem por objetivo a busca incessante do fortalecimento do Legislativo, o aprimoramento da independência dos poderes constituídos, e a promoção da interpretação correta dos anseios sociais".

Ludvig chamou atenção para o desafio que os vereadores têm pela frente. "A vida pública só tem sentido quando colocamos o que somos, o que sabemos, o que temos à serviço da construção de uma sociedade justa, fraterna e que busca de todas as formas soluções para que cada pessoa que vive nela tenha o necessário para ter dignidade e uma vida feliz. Cada um de nós temos o compromisso de continuar ouvindo, reunindo, buscando o consenso para que todos os diferentes pensamentos, de todos os segmentos, sejam riquezas para a construção de uma Brusque boa para se viver".

Mesa Diretora

Concluída a primeira parte da sessão, os vereadores permaneceram reunidos para eleição da nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2009/2010. Realizada a votação e computados os votos, o vereador Jonas Oscar Paegle anunciou os nomes eleitos, sendo Vilmar Bunn para presidente, Celso Carlos Emydio da Silva para vice-presidente, Eduardo Hoffmann para primeiro secretário e Jones Bósio para segundo secretário.

Já na condição de novo presidente do Legislativo brusquense, Bunn fez uso da tribuna para abordar as principais propostas da Mesa Diretora para 2009. "Quero ser não apenas presidente da Câmara, mas cumpridor do Regimento Interno e Gestor Administrativo. E também aproximar a Câmara de Vereadores da sociedade e tornar essa Legislatura popular. É uma iniciativa ousada mas que não pode mais ser adiada embora saibamos que esse processo é lento e de longo prazo", salientou o vereador.

Por fim, Vilmar observou que "o processo legislativo é muito burocrático e complexo, por isso é necessário transformá-lo em uma maior compreensão popular. Temos que mostrar que a Câmara é a Casa do Povo, local onde se decide o destino de uma sociedade, onde se aprovam projetos que vão melhorar a área da educação, saúde, bem estar social e outras. E também fiscalizar o Executivo, para que suas ações estejam voltadas principalmente para o bem estar do nosso povo", frisou o presidente antes de encerrar a sessão e convocar a próxima reunião legislativa ordinária para o dia 3 de fevereiro, às 18h no Plenário da Câmara.