SESSÃO ORDINÁRIA : 05/07 - 17H

01/07/2009

Secretária de Educação, Gleusa Fischer, participou da Sessão na Câmara Municipal

A Secretária de Educação de Brusque, Professora Gleusa Luci Fischer, participou da Sessão da Câmara Municipal, de terça-feira, 30 de junho. Durante pouco mais de 45 minutos a Secretária pode expor aos Vereadores, toda a situação da Secretaria desde que a atual Administração assumiu a gestão do Município até os dias de hoje.

O convite à Secretária foi formalizado pela Mesa Diretora da Câmara, atendendo requerimento do Vereador Edson Rubem Müller, do PP. Gleusa Fischer falou sobre todos os assuntos pertinentes à Pasta da Educação. Entre os itens mais importantes, informou a Casa, que um novo Plano de Carreira para o Magistério Público Municipal está em andamento na Prefeitura e que este já foi levado ao conhecimento da classe.

Negou as informações de que a Administração do Prefeito Paulo Eccel tenha cogitado deixar o Bairro Planalto sem uma escola. Muito pelo contrário anunciou publicamente que é intenção do atual Governo construir uma nova escola e também um centro de educação infantil em um terreno que é do Município. Vale lembrar que a atual Escola de Ensino Fundamental Ângelo Dognini, está interditada tendo em vista problemas físico-estruturais desde o início do ao letivo de 2009. Ainda em relação à Escola Ângelo Dognini, a Secretária informou que o Município está renovando o convênio com o Centro Universitário Unifebe, para que as crianças matriculadas no referido educandário continuem utilizando o espaço físico cedido pela Unifebe para que os alunos não percam o ano letivo.

Em relação à Escola de Ensino Fundamental Alexandre Merico, localizada no Loteamento Cyro Gevaerd, a Secretária afirmou que tanto ela quanto o Prefeito Paulo Eccel, foram acusados de terem fechado a escola irresponsavelmente. A Secretária disse que a decisão de não abrir a escola no início do ano, foi uma atitude responsável porque nas condições em que ela foi encontrada pela atual gestão, colocava em risco a integridade física dos possíveis alunos matriculados. Garantiu, porém, que a Escola será inaugurada durante as comemorações da Semana de Brusque deste ano e que já estará recebendo os alunos de 1ª a 4ª séries.

A Secretária Gleusa Fischer, também teceu comentários sobre o quadro efetivo de sua Secretaria, do público alvo que é atendido pelo Município, da Creche do Paquetá, cujo dinheiro vindo do Ministério da Educação, segundo a mesma, ninguém sabe o que foi feito, mas garantiu que a creche será construída e com recursos próprios. Anunciou ainda que outras duas creches serão construídas em 2010 em Brusque para atender a demanda do Município.

Após as explanações que foram ilustradas com um data show produzido pela equipe da Secretaria de Educação, Gleusa Fischer, ficou a disposição dos Vereadores e respondeu a perguntas e questionamentos dos Vereadores Eduardo Hoffmann, Celso Carlos Emydio da Silva, Jonas Oscar Paegle, Valmir Coelho Ludivg, Alessandro André Moreira Simas, Edson Rubem Muller, Roberto Pedro Prudêncio Neto, Norberto João Maestri e Dejair Machado.

Áudio Relacionado

• Arquivo temporariamente indisponível