AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA (online, via aplicativo): 09/06 - 17H

imprensa

02/12/2008

Vereador anuncia novos pontos de atendimento da Defesa Civil

A atuação da Defesa Civil de Brusque e a situação da cidade diante das últimas enxurradas, foram assuntos abordados pelo vereador Ivan Martins na sessão legislativa de terça-feira, 2 de dezembro. "Vivemos um momento difícil em função dos acontecimentos que assolaram o município. Participamos como voluntário junto a Defesa Civil e temos acompanhado o sofrimento de muitas pessoas, o que nos deixa bastante triste e preocupado. É evidente que a Defesa Civil precisa ser repensada e infelizmente só notamos essa necessidade diante dessa situação. É um órgão que precisa ser reestruturado para atender a comunidade da melhor forma, e não só prestar um atendimento emergencial, mas também um serviço de prevenção", salientou Ivan.

O vereador registrou que no dia 22 de novembro, o nível do rio subiu 7,45 metros e não trouxe prejuízos maiores porque a Beira Rio cumpriu sua função. "Sabemos que a grande dificuldade foi a questão dos deslizamentos e o grande número de residências comprometidas, já que tivemos chuva direto por quase quatro meses. De acordo com o último relatório apresentado pelo Corpo de Bombeiros, 276 pessoas continuam desabrigadas. Na semana passada eram mais de 600 alojadas em oito abrigos. E temos 3300 pessoas desalojadas que ainda não conseguiram retornar às suas residências".

Ivan descreveu ainda que 3354 ocorrências foram registradas e há 2900 casas atingidas que precisam ser vistoriadas pelos engenheiros, enquanto 210 residências foram totalmente destruídas e mais de 400 comprometidas por deslizamentos. "O quadro apresenta prejuízos para o município acima de R$ 60 milhões", ressaltou o edil, destacando também a importância das entidades e pessoas envolvidas no trabalho junto a Defesa Civil. "Com certeza, o voluntariado fez a grande diferença", frisou.

Por fim, Ivan anunciou a criação de 14 novos postos de atendimento da Defesa Civil em diferentes bairros da cidade, a fim de facilitar o acesso das pessoas atingidas. O atendimento e a distribuição de donativos nesses novos pontos vai iniciar no sábado e no Pavilhão da Fenarreco, a Defesa Civil estará atendendo o público até sexta-feira. Mas, a estrutura continuará centralizada lá para recepção dos donativos e distribuição para os outros pontos", esclareceu o vereador.


Novos pontos de atendimento

Locais/ Comunidades atendidas

Salão Paroquial da Igreja Santa Teresinha  (Santa Terezinha, Santa Rita e Nova Brasília)

Escola Oscar Maluche - Steffen  (Steffen, Cristo Rei, Cerâmica Reis e São Luiz)

Escola Pe. Teodoro Becker - Bateas  (Volta Grande e Bateas)


Salão Paroquial de Dom Joaquim  (Dom Joaquim, Cedro Alto, Cedro Grande, Ribeirão do Mafra, Cedrinho e Tomaz Coelho)

Associação de Moradores da Rua Nova Trento  (Azambuja, Paquetá e Rua Nova Trento)

Salão Paroquial de Águas Claras  (Águas Claras, Ponta Russa e Poço Fundo)

Salão Paroquial de Limeira Baixa  (Limeira Baixa e Limeira Alta)

Salão Paroquial do Guarani  (Guarani, Rio Branco e Varginha)

Escola José Vieira Corte - Santa Luzia  (Santa Luzia, Nova Itália e Zantão)

Salão Paroquial do Centro  (Centro I e II)

Capela Nossa Senhora de Lurdes   (Rua São Pedro)

Escola Luiz Gonzaga Steiner - Lagoa Dourada  (Santa Cruz, Travessa Lagoa Dourada e Barra de Águas Claras)

Ambavia   (Maluche e Bulcão Viana)

Escola Ângelo Dognini    (Planalto)

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também