08/03/2018

​Rogério dos Santos presta homenagem póstuma à Ally Odette von Büettner Ristow

Em pronunciamento durante a sessão ordinária da terça feira, 6 de março, o vereador Rogério dos Santos (PSD) enalteceu a trajetória profissional da Sra. Ally Odette von Büettner Ristow, falecida no último dia 26 de fevereiro, aos 97 anos, na cidade do Rio de Janeiro.

“Dona Odette encontrava-se residindo na capital carioca desde o início da década de 1980, quando para lá se transferiu para fazer companhia aos seus familiares. O falecimento de Odette Ristow pouco diz para a geração de 40 anos. Sua imorredoura imagem encontra-se na memória dos estudantes que passaram pelas salas de aula do Colégio Cônsul Carlos Renaux entre as décadas de 1940 e 1970. A costureira hábil e versada alcançou a graduação que lhe habilitou ao desempenho do magistério. A dócil educadora cativou o coração de duas gerações de alunos com o ensinamento das línguas inglesa, alemã e francesa. Ao lado de seu companheiro, Dr. Arno Ristow, líder e educador celebrado, a professora Odette encontrou espaço fértil para desenvolver seus talentos e contribuir com a educação local. As façanhas, avanços, conquistas e contribuições deste casal, encontram-se consignados em vários livros sobre a história da educação brusquense do século passado”, destacou o parlamentar, que lembrou ainda da ativa participação de Odette Ristow na política, defendendo valores e candidaturas de sua preferência.

Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), disse em aparte que Odette estava sempre em contato com o Cônsul, onde ele trabalha, e demonstrava interesse e preocupação com o que acontecia na escola. Também em aparte, José Zancanaro (PSB) contou que na década de 1960 foi aluno de Arno Ristow, esposo da homenageada, e parabenizou Santos pelo pronunciamento.

Por fim, o orador agradeceu pelo reconhecimento de vereadores que ressaltam o trabalho desenvolvido pelo secretário de obras, Ricardo José de Souza, e sua equipe. Falou também sobre a questão do transporte universitário e disse que a Prefeitura continua oferecendo este serviço para alunos de Brusque que se deslocam até Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.

Em aparte, Deivis da Silva, o Deivis Jr. (MDB), defendeu a gestão sobre os recursos destinados ao transporte universitário, para que sejam utilizados da melhor maneira possível com estudantes do município.